A tecnologia impulsionou novas maneiras de relacionamento entre empresas e clientes. Nossas expectativas nunca foram tão altas com relação à experiência de consumo e atendimento que as empresas devem oferecer. É neste cenário, em que o foco no cliente dentro das estratégias se torna essencial, que surge o CRM – ou Customer Relationship Management (Gerenciamento do Relacionamento com Clientes). Mas o que exatamente significa essa sigla?
No artigo de hoje, vamos compreender melhor o que é CRM, como ele funciona e como pode impulsionar o crescimento do seu negócio. Além disso, ao final, iremos apresentar uma solução de CRM que pode revolucionar as suas operações.
O que é CRM?
CRM é uma estratégia de negócios com foco no cliente que visa melhorar a satisfação, antecipar as necessidades e desejos dos consumidores, otimizar a rentabilidade, aumentar as receitas e a assertividade na captação de novos clientes.
Você deve estar se perguntando: “Se é uma estratégia de negócio, por que as empresas investem em CRM pensando apenas na adoção de um software?”. O motivo está na relação direta que o software tem com a estratégia. Sem um CRM, não é possível que o acesso às informações esteja disponível aos diversos departamentos da empresa, o que inviabiliza a integração e uma gestão eficiente delas. O mapeamento do perfil do cliente seria um problema sem solução – antecipar seus desejos, por exemplo, estaria fora de cogitação. Por isso, estratégia e software se unem e dão espaço à definição de CRM como estratégia e como software.
Quais são os benefícios de um software de CRM?
O ganho que o CRM traz para as empresas é o de colocar o cliente no centro das suas ações, conhecendo tão bem suas necessidades e desejos que a criação de novos produtos, o controle de estoque, identificação de estações, entre outros, se tornam algo fácil e simples de fazer. Ao acompanhar a implementação e a utilização desse software, existem 4 benefícios principais:
Dados organizados e coerentes: Um dos principais benefícios do CRM é a facilidade em armazenar e encontrar os dados dos clientes. O oposto das planilhas em Excel, que são pouco intuitivas e mais suscetíveis a erros, o CRM garante a centralização de dados em uma base simplificada, aparente e segura.
Processo de vendas mais realista e eficiente: O CRM possibilita um entendimento mais profundo do comportamento e da tomada de decisão de compra dos clientes. Com um histórico de interações e indicadores que mensuram a evolução dessas negociações, as empresas podem aprimorar o seu processo comercial, até que ele fique compatível com a jornada do cliente, aumentando as vendas em um ciclo cada vez menor.
Descomplica a segmentação de clientes: Ter uma carteira de clientes extensa e sem critérios específicos atrapalha a rotina da equipe de vendas, afinal, nem todos os clientes possuem as mesmas necessidades. Outro benefício que o CRM traz é de segmentar a base de clientes para obter um processo mais eficiente e uma abordagem mais assertiva.
Equipe mais produtiva e independente: A implantação de um CRM afeta diretamente a produtividade da equipe. Isso acontece porque os processos são automatizados e há a diminuição de retrabalhos. Além disso, com a praticidade de alcançar as informações necessárias, com uma agenda com alertas e um funil de vendas compatível com a área comercial da empresa, os vendedores têm clareza nas suas tarefas e como solucioná-las.
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Quem precisa de um software de CRM?
Empresas que querem mais eficiência, competitividade e lucros ou que queiram ter uma estratégia que centraliza as necessidades dos clientes são as mais indicadas para adotar um CRM. Portanto, um software de CRM deve ser pensado como um investimento da empresa para acelerar seus objetivos de crescimento, aumento da receita, diminuição de custos e desperdícios e melhoria no atendimento aos clientes.
Quando adotar um software de CRM? Seu negócio precisa crescer, mas você não sabe como Criar ou vender novos produtos? Reunir as informações dos clientes? Prestar uma gama maior de serviços? Aumentar as vendas para a base atual de clientes ou captar novos? Quais dessas ações podem trazer resultados no curto, médio e longo prazo? Um CRM responde a essas perguntas e a viabilizar o plano de crescimento com base nas informações coletadas diariamente na sua empresa, sem precisar investir em pesquisas de mercado, que são muito caras. Além disso, ele permite o acompanhamento e execução do projeto em tempo real, sem que os atuais processos da empresa sejam afetados.
Conclusão
Uma estratégia de CRM é essencial para que as empresas alcancem o sucesso no contexto atual dos negócios. Foco no cliente, ganho de produtividade e eficiência, automação de tarefas e melhoria da experiência do consumidor são temas imperativos em pequenas, médias e grandes empresas.
Se você acredita que o sucesso do seu negócio depende do relacionamento que você estabelece com os seus clientes, recomendamos experimentar o eCRM360. Com o eCRM360, você terá acesso a uma ampla gama de recursos e funcionalidades que ajudarão a levar a sua empresa para o próximo nível.
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Leitura complementar: https://www.salesforce.com/br/blog/2016/01/o-que-e-crm.html
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